Top Ad unit 728 × 90

Tutoriais:

TUTORIAL

HORTA

Eu tenho uma horta em casa. Bem, eu tento ter. Mas o seguinte é esse. A dupla dinâmica Mel&Merlin adora mascar uma plantinha. Então eu fiz minha horta em uma prateleira, na área de serviço. É alto, e eu tenho que subir no banquinho pra alcançar. Aí, muitas vezes, fico com preguiça e não molho. Quando eu molho, Nilda também molha, e as ervas morrem. Às vezes ninguém molha. Uma vez plantei um coentro com aquelas sementinhas de saquinho. Quando os brotos nasceram (meeses depois) eu fiquei toda feliz. Aí os brotos sumiram. Nilda tinha arrancado achando que era mato.

Aí, estou há tempos querendo postar sobre horta, mas pra isso queria tirar uma foto da minha. E ela nunca fica bonita na foto (será por quê?). Então eu desisti de esperar que a minha horta fique viçosa. Mas espero que a sua fique.

***

Outro dia recebi um email do Marcus. Ele escreveu um artigo sobre hortas e me disse que eu poderia publicar aqui. Então segue.

***

Apartamento também pode ter horta. Com certos cuidados e seguindo algumas dicas, é possível ter uma horta com temperinhos e ervas.

Quanto mais tempo de sol e espaço de área ensolarada, maior será a diversidade à disposição dos jardineiros de apartamento. As ervas aromáticas, além de se contentarem com o menor dos espacinhos, crescem mesmo sem a incidência solar direta. Basta que haja claridade natural na maior parte do dia. Ventos fortes e constantes não ajudam.

Bom, agora que você já identificou os locais da sua futura horta, vejamos como fazer.
O material de trabalho é bastante simples e o custo é baixo. Você pode usar vasos, mas é possível reutilizar materiais como caixas longa-vida, geladeirinhas de isopor ou garrafas PET.

Com o tempo, paciência e dedicação, sua horta não só embelezará a casa, como trará um pouquinho da natureza para o dia-a-dia da família. E não vá desanimar se o seu pezinho de rúcula não vingar.

DICAS:
+ Escolha do local: O ideal é a varanda ou junto à janela. Prefira locais que recebem sol pela manhã.
+ Vasos e jardineiras: Podem ser encontrados em supermercados no setor de jardinagem ou em lojas especializadas. O melhor é que tenha mais de 20cm de profundidade, para que as raízes tenham espaço para crescer.
+ Terra: Compre terra adubada, é mais prático, e as plantas crescem melhor.
+ Preparação: Encha um terço do fundo do vaso ou jardineira com brita ou argila para facilitar a drenagem. Lembre-se que os vasos devem ter furos no fundo, para escoamento da água.
+ Cultivo: Plante com espaçamento (que varia de acordo com a planta). Tenha como parâmetro a planta adulta. Quando usar mudas, lembre-se de fincar estacas para auxiliar o crescimento vertical. Opte por plantas com raízes curtas, como coentro, cebolinha, salsinha.
+ Água: No início, regue três vezes por dia até que a semente germine ou a muda pegue. Depois, basta uma rega diária, de preferência pela manhã. Retire plantas invasoras e proteja a horta de insetos, principalmente borboletas. Seus ovos viram larvas, que se alimentam das plantas. Regar é importante, mas a terra tem que estar úmida e nunca encharcada.

Hortinha da bela Eloísa


Hortinha da Elaine


Hortão do pai do Joe
HORTA Reviewed by vivianne pontes on . Eu tenho uma horta em casa. Bem, eu tento ter. Mas o seguinte é esse. A dupla dinâmica Mel&Merlin adora mascar uma plantinha. Então eu f... Rating: 5

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *